Amanda Caroline Resende de Oliveira, de 29 anos, faleceu no sábado (4) em Cristais Paulista, no interior de São Paulo, após apresentar sintomas de virose. A jovem, moradora de Franca, havia retornado de uma viagem ao litoral paulista antes de começar a se sentir mal, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde de Cristais Paulista.
O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para análise de possíveis comorbidades e determinação da causa da morte. O laudo médico, previsto para ser divulgado em 15 dias, será fundamental para esclarecer o caso. No momento, não há confirmação de que a morte tenha ligação com o recente aumento de registros de viroses no litoral paulista.
A virada do ano no Guarujá foi marcada por um “surto de virose” que levou um grande número de turistas e moradores a buscarem atendimento médico devido a sintomas como náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais. Cidades vizinhas, como Praia Grande, também registraram alta de casos, sobrecarregando o sistema de saúde da região.
A prefeitura do Guarujá segue apurando a origem do aumento de casos de virose na cidade, que resultaram em sintomas como náuseas, diarreia e vômitos, e que levaram muitos moradores e turistas a buscar atendimento médico, sobrecarregando o sistema de saúde. Na sexta-feira (3), o município acionou a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para investigar possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada, área afetada pelo surto.
Além disso, a cidade aguarda o resultado de análises laboratoriais feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, com amostras enviadas para esclarecer a origem dos casos de gastroenterocolite aguda, uma inflamação no estômago e intestino que provoca cólicas, diarreia e, em alguns casos, febre.