Os incêndios florestais que assolam a Califórnia chegaram ao terceiro dia, aumentando o rastro de destruição em várias comunidades. O avanço das chamas, impulsionado por ventos fortes e temperaturas elevadas, forçou a evacuação de milhares de pessoas e destruiu centenas de residências.
Equipes de bombeiros continuam lutando contra os focos ativos, mas as condições climáticas adversas dificultam o controle. Governadores locais já declararam estado de emergência em diversas regiões, e as autoridades alertam sobre a possibilidade de novos focos devido ao clima seco.
Esses incêndios ressaltam, mais uma vez, a vulnerabilidade da região às mudanças climáticas e a urgência de medidas preventivas para minimizar desastres futuros.
Essa cena é realmente de se confundir. É um filme apocalíptico ou é realidade trágica de uma nação que se achou imune as mudanças climáticas?
É a REALIDADE.😳
Ninguém sairá ileso, não existe força humana maior que as forças naturais.
Chegou a conta. 😬pic.twitter.com/bj7jStiDrM
— Bruno Brezenski (@bbbrezenski) January 9, 2025
“Este é o incêndio mais amplo e destrutivo da história da Califórnia”, afirmou Biden ao convocar uma reunião urgente com altos funcionários do governo na Casa Branca.
Biden também anunciou que solicitará apoio ao Congresso para enfrentar os incêndios devastadores em Los Angeles, enfatizando a necessidade de mais recursos para lidar com a crise.
Enquanto isso, a vice-presidente Kamala Harris expressou sua preocupação com o cancelamento de apólices de seguro por várias seguradoras que afetaram os atingidos pelos incêndios. Ela também decidiu cancelar sua viagem programada para Cingapura, Bahrein e Alemanha em razão da gravidade da situação.
Além disso, Biden já havia cancelado uma visita à Itália, onde tinha encontros marcados com o papa Francisco, o presidente italiano Sergio Mattarella e a primeira-ministra Giorgia Meloni, devido aos incêndios.
O incêndio atingiu até as estrelas de Hollywood que vivem no luxuoso bairro à beira-mar, como Ben Affleck, Mark Hamill e James Woods, que foram forçados a evacuar suas casas. Outros famosos, como Tom Hanks, Adam Sandler e Reese Witherspoon, também são moradores da região de Pacific Palisades, que foi duramente impactada pelas chamas.